Cultura
Festa do Divino Pai Eterno reuniu mais 3 milhões de pessoas
Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade reúne fiéis de todo Brasil
Ana Tereza do Vale

Barracas de comércio na Rua Boa Vista, Centro - Trindade, GO. Foto: Ana Tereza Vale
A festa teve início na sexta-feira (23/06) e encerrou no primeiro domingo de julho (02/07) na cidade de Trindade, situada no coração de Goiás. Durante a festa, além das atrações, houveram momentos de reflexão e renovação da fé entre os fiéis da igreja católica.
De acordo com o site oficial da TV Pai Eterno, a primeira Festa do Divino Pai Eterno oficial foi realizada em 1843 no Arraial de Barro Preto, atual Trindade, quando um casal de lavradores, Constantino Xavier e Ana Rosa, encontraram um medalhão entalhado com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Esse movimento de devoção se realizou junto às missas, procissões e a presença paralela do comércio que buscava arrecadar fundos para a construção de uma capela. As tradições perduram no tempo, a Festa continua fortalecendo a fé e a cultura de um povo que iniciou os atos de devoção na simplicidade de lavradores que hoje atrai devotos de todo o Brasil.
Este ano, em 2023, a romaria completou 180 anos. Por 24h, durante todos os dias da festa, o Santuário Basílica ficou aberto, além das missas, novenas, procissões, romaria dos Carros de Boi, barracas de comércio montadas no centro da cidade e a caminhada da fé.

Show do Roberto Carlos, Praça do Santuário Basílica- Trindade, GO. Foto: Foto: Divulgação/TV Globo
Os shows musicais também chamaram a atenção esse ano. No primeiro domingo da festa (25/06) o show gratuito para os devotos com o cantor Roberto Carlos atraiu mais de 160 mil pessoas. O cantor ainda comoveu os fiéis e distribuiu rosas enquanto cantava a música “Jesus Cristo”. O show contou com a participação de todos, religiosos, moradores da cidade, visitantes, jovens, adultos e idosos.
Em uma entrevista a moradora Elaides Cândido de 69 anos disse: “Foi a primeira vez que fui em um show, fiquei muito emocionada e foi muito bonito ver também a emoção do Roberto Carlos durante o show, ele foi muito simpático e agradeceu a presença de todos porque ele não esperava que fosse dar tanta gente, eu mesma vim e fiquei mais para o fundo pq não tinha espaço, foi muito bom”.
No decorrer dos dias de festa, os devotos do Divino Pai Eterno estiveram nas ruas da cidade com seus atos e pedidos de fé, seus sentimentos de alegria, esperança, amor e gratidão ao Pai.