Saúde
Agro Centro-Oeste promove palestra sobre o manejo adequado de pesticidas na agricultura
Agro Centro-Oeste promove palestra sobre o manejo adequado de pesticidas na agricultura
Ana Tereza do Vale, Daniel Henrique e João Victor Ferreira
.jpg)
Palestra ministrada pela doutora Drª Fabiana Berlanda Camargo acerca do manuseio adequado de defensivos agrícolas. Foto: Ana Tereza
Aconteceu, entre os dias 17 e 20 de Maio, a 20º edição da feira de exposições Agro Centro-Oeste Familiar. O evento ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia, e contou com a comercialização de produtos produzidos a partir de elementos do campo e com palestras de diversos temas que circundam o mundo da produção rural.
Com a temática: "Mais comida, menos agrotóxico", uma das palestras ministradas foi sobre o manuseio adequado do uso de pesticidas. Conduzida pela Drª Fabiana Berlanda Camargo, a palestra ressaltou a importância, o cuidado e as particularidades do uso correto de pesticidas durante todos os seus processos - aquisição, transporte, armazenamento, aplicação e descarte. A palestrante apresentou os diferentes tipos de agrotóxicos existentes, dos menos aos mais agressivos, indicou a utilização dos menos agressivos e ressaltou que seu manejo inadequado pode gerar problemas à saúde dos trabalhadores, pontuando a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A palestra contou com a presença de alunos de ensino médio, produtores rurais, docentes e discentes da UFG, e de outras universidades, como a professora Gláucia, do curso de Agronomia da área de fitopatologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que ressaltou a importância das informações apresentadas.
“A escolha de estar participando dessa palestra com os alunos da turma de fitopatologia tem como objetivo adquirir conhecimento um pouco mais amplo dos impactos gerados por conta do uso inadequado dos agrotóxicos, do cuidado que o agricultor, muitas vezes, por falta de conhecimento, acaba não tomando. Principalmente para a turma ver isso de forma mais aplicada” explicou a professora.
Ao fim da palestra, foi explicado aos espectadores, o procedimento correto a ser realizado quando há o contato e caso ocorra um processo de intoxicação por causa do mau uso do pesticida, a Drª Fabiana orienta: lavar o local de contato e procurar de imediato um hospital. Para mais informações, o Centro de Informações Toxicológicas de Goiás (CIT) oferece orientações por telefone acerca do que fazer quando o manuseio não ocorrer da maneira adequada: 0800-646-4350.
Ademais, a Agro Centro-Oeste Familiar teve como objetivo, reunir agricultores familiares e cooperativas de todo o Brasil, a fim de promover um cenário de discussão acerca de políticas públicas que fortaleçam a agricultura de subsistência, além da apresentação e comercialização de seus diversos produtos advindos de matérias primas extraídas diretamente do campo como: buchas, aguardentes, flores, produtos artesanais, panos, pulseiras, colheres de pau, esculturas, e entre outras mercadorias.