Saúde
Doação de Órgãos, a importância de se debater em todos os ambientes
Alexandre Elias, Andressa Bueno e Gabriel Pires

Foto: Reprodução
Na última quarta-feira, dia 17 de maio, aconteceu a palestra sobre mitos e verdades na doação de órgãos e transplantes na Feira do Agro Centro-Oeste Familiar da Universidade Federal de Goiás. A palestra foi ministrada pela enfermeira e Coordenadora da Divisão de Coleta do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Katiuscia Freitas.
Ao utilizar exemplos e perguntas para instigar o senso comum, a palestrante defende a desmistificação sobre a doação de órgãos, afirmando que em todos os ambientes deve-se defender a doação para que mais pessoas se sensibilizem sobre tal importância.
A enfermeira ainda diz sobre a necessidade desse assunto como pauta de discussão nas escolas e instituições de ensino, a fim de que suas ideias se espalhem e formem adultos com pensamentos evoluídos em relação a esta questão.
“É uma forma de mudarmos a cultura, será ali que a gente vai conseguir que a criança e o adolescente entendam a importância da doação de órgãos, o porquê de doar órgãos", afirma Katiuscia Freitas
Perguntada sobre o que a influenciou a seguir nessa área da saúde, ela destaca que de qualquer modo, a área de biológicas já seria um caminho a ser seguido, e então foi influenciada a cursar enfermagem. Como uma profissional da saúde, completou dizendo que onde ela puder dar palestras ela dará, pois, cada ensinamento torna a sociedade mais consciente e, portanto, mais vidas serão salvas nas filas de espera por transplantes.
"Nós estamos espalhando sementes, para que dali saiam pessoas com pensamentos diferentes sobre a doação de órgãos. É mudar a realidade, para que as pessoas entendam que é um processo sério e realmente existem milhares de pacientes que necessitam de um transplante e somente através da doação de órgãos será possível", ressalta a enfermeira.