
Ensaio Luzes Subjetivas
Perspectivas solares
Fotografia, por definição gravar ou desenhar com a luz. Resultado de um longo processo histórico, o desenvolvimento da fotografia tem inúmeros personagens que, ao longo do tempo, contribuíram para sua criação.
Desde a primeira fotografia, feita no início do século XIX, muitas mudanças ocorreram. Com o surgimento da fotografia digital, a facilidade de produzir, manipular e distribuir essas imagens cresceu de forma extraordinária, mas o seu princípio fundamental não mudou.
É preciso luz. Sem a captação da luz a imagem não pode ser reproduzida. Por isso o sol, a luz natural que instigou os precursores dessa arte, é o objeto desse ensaio que pretende enaltecer suas diferentes nuances. Segundo Érico Elias, uma ensaio deve contar uma história e ter uma unidade entre as imagens, além de trazer uma nova nuance a cada foto.
Durante a produção do ensaio, cada integrante do grupo buscou apresentar sua perspectiva sobre a luz solar, sua riqueza de tons, sombras e profundidade. Assim, seguindo as características definas por Beatriz Fiuza, que diz que um ensaio deve transmitir uma mensagem, mesmo que essa seja subjetiva e sensorial, nosso ensaio busca incitar uma contemplação das paisagens solares.
Exercendo nossa autonomia e ampla liberdade de expressão e interpretação como pretensos fotógrafos, esperamos que a mensagem presente no ensaio desperte algum tipo de sentimento e reflexão em quem observá-las.
Ensaio Fotográfico

Fotografado por Erick Pires 20/06/2020

Fotografada por Erick Pires 21/03/2021

Fotografado por Julia Andrade 20/04/2021

Fotografado por Erick Pires 20/06/2020
Nossa Equipe

ERICK PIRES

JULIA ANDRADE

PALOMA GONÇALVES
