top of page

Política

Assistência técnica e inclusão socioeconômica de agricultores familiares são temas de palestra na Agro Centro-Oeste 2023

A palestra ainda apontou os desafios impostos pela conjuntura atual, as mudanças climáticas e falta de assistência técnica personalizada aos agricultores

Ana Beatriz Milhomem, Gabriela Ogashawara e Geovanna Siqueira

Imagem1 (4).png

Paula Freitas, gerente da Solidaridad, e Antelmo Teixeira Alves, diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Foto: Geovanna Siqueira

Paula Freitas, gerente da Solidaridad, e Antelmo Teixeira Alves, diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), realizaram uma palestra, na quarta-feira (17), sobre assistência técnica e inclusão socioeconômica de agricultores familiares, durante a vigésima edição da feira Agro Centro-Oeste Familiar, sediada no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG). 


A representante afirma que o projeto Solidaridad teve seu início na Holanda, mas hoje se estende para 44 países, e tem sua visão voltada para a sustentabilidade dando prioridade para o pequeno agricultor. “Nós queremos um Brasil em que produtores e produtoras rurais sejam social e economicamente incluídos nas cadeias produtivas, que sejam transparentes e eficientes, contribuindo para a segurança alimentar e climática global”, diz Paula, gerente da Solidaridad  sobre a missão principal da organização.


O Solidaridad tem diversos projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, visando superar os desafios impostos pela conjuntura atual em relação ao pequeno agricultor e à pequena agricultora, como por exemplo, as mudanças climáticas e falta de assistência técnica personalizada. Estes obstáculos acarretam na baixa produtividade e, consequentemente, menos retorno financeiro. Sendo assim, a organização promove soluções digitais para a melhoria contínua, dentre elas o Farming Solution e o Extension Solution. 


A instituição de origem holandesa tem projetos instalados em algumas regiões no Brasil. São ações como o Programa Amazônia com a pecuária e cacau, o MudaCana que promove assistência técnica integrada às associações de produtores de cana de açúcar, e o “Q C Conta?”, que visa ampliar as denúncias de trabalho análogo à escravidão em lavouras de café, em parceria com uma cooperação alemã. Dito isso, em uma conversa com Paula Freitas, a gerente diz que o Solidaridad pretende iniciar sua atuação em Goiás em breve.

Por sua vez, a Emater, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, tem como objetivo essencial apresentar soluções tecnológicas aos agricultores familiares, eles realizam pesquisas agropecuárias e proporcionam o aumento de renda e qualidade de vida no campo através do serviço público. 


Atualmente, a Emater possui 12 unidades regionais e tem como principal metodologia visitas ao campo, cursos e feiras com pequenos produtores e técnicos. Objetivando geração de renda, melhoria da qualidade de vida e inclusão social das famílias rurais. A empresa atua desde 1975 no estado de Goiás. 


Juntas, as duas fundações visam proporcionar mais visibilidade e investimento para a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento social e econômico do país através dos projetos de inclusão e assistência técnica, acarretando em melhores condições de vida das famílias rurais.


A palestra fez parte da 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar no campus Samambaia da UFG realizada entre 17 e 20 de maio. O evento reuniu agricultores e camponeses de todo o país, com o objetivo de incentivar o comércio de produtos da agricultura familiar. Com uma programação completa e diversa, o evento contou com palestras, rodas de conversa e uma feira com vários produtos feitos pelos agricultores e camponeses.
 

Confira também

Magnífica.png
FIC branco.png

Este portal é estritamente pedagógico e sem fins lucrativos.

© 2015-2023. Criado por Vinicius de Morais Pontes, sob orientação do profº Nilton José dos Reis Rocha, com re-modelação em 2023 por João Gabriel Palhares. FIC/UFG.

bottom of page