top of page

Saúde

Campanhas incentivam a importância das doações de sangue em Goiás

A Lei Estadual 14.771/2004 visa a realização das campanhas anuais a fim de abastecer estoques e bancos de sangue da Rede Estadual de Hemocentro, ressaltando sua importância contínua na vida de indivíduos que dependem dessas doações

Fernanda Queiroz

Imagem2 (1).png

Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), uma das unidades onde ocorre a coleta de sangue por doações. Foto de Fernanda Queiroz de Castro

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituindo, nos estados brasileiros as campanhas “Junho Vermelho” e “Doe Sangue, Doe Vida”. Em Goiás, o movimento visa abastecer os estoques de sangue da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) na capital goiana e em outros oito municípios do Estado; o projeto foi aprovado pela Lei Estadual 14.771/2004. Desse modo, o projeto de conduta solidária é realizado através do Governo de Goiás em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

 

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, ressalta a importância das doações não só em épocas de campanhas, mas durante o ano inteiro. "As campanhas são realizadas continuamente, mais intensificadas em junho  e em novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Continuamente, a equipe de captação está desenvolvendo ações juntamente com a nossa assessoria de comunicação, para que esteja chamando e convocando essa população para continuar doando”, diz a especialista. 

 

Kelly Alves, biomédica e supervisora do Banco de Sangue do Hospital de Sangue Araújo Jorge, também explicita a importância da conscientização da população para com as doações de sangue ocorridas. “A conscientização é um ponto extremamente importante e de grande relevância, porque hoje menos de 2% da população brasileira realiza doação de sangue. Eu acredito que isso aconteça também por falta de informação, tem muitas dúvidas ainda em relação a doação de sangue. Hoje, a gente sabe que a doação é um processo extremamente simples e rápido, que não causa nenhum prejuízo para quem está realizando essa doação", reforça Kelly. 

 

Consciente da importância da doação de sangue para hospitais que possuem e necessitam de estoques de bolsas de sangue, Natália Eduarda de Borba, doadora de sangue e estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ainda ressalta a necessidade do ato de doar como forma de ajudar uma vida. "Eu sabia da importância da doação, sabia que hospitais, principalmente públicos, que eram muito sucateados, precisavam desse ato para as pessoas e sociedade. Eu decidi que quando eu ‘tivesse’ a idade e peso suficientes eu iria doar. Vi a importância, a necessidade e o quão é necessário para os hospitais receberem essa doação do povo. É muita procura para cirurgias, são muitos acidentes que ocorrem em período de feriados prolongados. É importante ter esse estoque de sangue para que não ocorra algum imprevisto de alguém estar precisando e não ter", conta Natália.

Além de atender em duas unidades situadas em Goiânia, a Rede Hemo possui unidades em Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Rio Verde, Porangatu e Quirinópolis. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde de Goiás, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo) recebe cerca de 130 doadores por dia. Infelizmente, essa quantidade não é o suficiente para suprir a demanda de 180 indivíduos que se encontram na situação de necessidade das bolsas de sangue.

 

Cabe ressaltar, por último, que para doar sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em condições de saúde favoráveis e não ter doença contagiosa ou transmissível. Cada doador passa por uma triagem e avaliação antes da doação para a verificação dos critérios citados. Para doar no Hemogo, deve ser realizado agendamento on-line ou ligando pelo número da instituição, de forma gratuita.

“Uma atitude que salva vidas”. Frase e quadros de doações situados no Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo). Foto de Fernanda Queiroz de Castro

Confira também

Magnífica.png
FIC branco.png

Este portal é estritamente pedagógico e sem fins lucrativos.

© 2015-2023. Criado por Vinicius de Morais Pontes, sob orientação do profº Nilton José dos Reis Rocha, com re-modelação em 2023 por João Gabriel Palhares. FIC/UFG.

bottom of page