Cultura
A MODA E A OPINIÃO PÚBLICA NO COMEÇO DO SÉCULO XX NA EUROPA
A moda foi capaz de influenciar também na Segunda Guerra Mundial
Bianca Moreira

Foto retirada do documentario da Netflix She's beautiful when she's angry
As questões sociais sempre foram presentes na sociedade, e a moda, mesmo que indiretamente, influencia e é influenciada pelas mudanças sociais. Na década de quarenta, com a segunda guerra mundial, a moda influenciou na maneira em que as mulheres se vestiam e ainda influencia com os padrões de beleza.
Em Setembro de 1939, começou um dos maiores conflitos da humanidade, onde cerca de 60 milhões de pessoas morreram. Com a maioria dos homens na guerra as indústrias europeias, que tinha esses homens como a maioria dos trabalhadores principalmente na mão de obra, passou a contratar pessoas não eram convocadas para as batalhas. As mulheres que precisavam manter seus bens, ter uma fonte de renda e cuidar de seus filhos, passaram, então, a trabalhar para tais indústrias.
Somado à crise econômica em que afetou as indústrias de tecelagem, os tecidos como couro, seda e lã ficaram restritos, mudando então, para uma forma mais funcional e simples de se vestir. Facilitando na movimentação e conforto das mulheres que trabalharam nessas indústrias.
"As mulheres que foram para as fábricas, simplificaram o vestir e nesta época o macacão, chamado de 'overall', se tornou popular como uma proteção, vestido por cima da roupa." Diz Laura Wie, comunicadora nas áreas da cultura e de moda, na qual foi modelo profissional por 15 anos e já trabalhou ao lado de grandes nomes da moda, um deles Karl Lagerfeld.
De certa forma, isso influenciou no empoderamento feminino até a chegada na década de sessenta onde o feminismo surge com mais vigor naquela época. Esse movimento tinha como objetivo contestar o poder, tanto no mundo privado das relações entre homens e mulheres, quanto dentro da sociedade.
Em outro momento em que a moda é influenciada, a comunicadora Wie explica que com a luta pelo sufrágio universal, quando a Inglaterra aprovou o voto feminino em 1918, a emancipação das mulheres ganhou capítulos importantes. Elas encurtaram suas saias, deixaram de usar espartilhos definitivamente e cortaram seus cabelos no estilo chanel. Ações que influenciaram na luta feminina ainda mais.
Entretanto, a moda também influencia em questões contraditórias. Um exemplo são as passarelas de moda nos anos 2000. As modelos eram extremamente magras, marcando a época com padrões de beleza inalcançáveis. Contudo, quando a pauta começa a ser problematizada, a música "Pretty Hurts" - da Beyoncé que teve destaque na época, também fortalece essa questão. Em resultado, o assunto da opinião pública mudou de percurso, e nos dias de hoje vemos que há mais corpos diversos como modelos de passarela e modelos fotográficos. Trazendo consigo a importância da inclusão no mundo da moda.
“Acredito que sim, a moda é co-responsável por abraçar a sociedade e suas questões. Afinal, a moda é a expressão de uma sociedade em determinado período de tempo, então retrata, por meio da indumentária, movimentos sociais relevantes.” Finaliza Laura relembrando que a moda também tem um papel sobre sua sociedade e como ela também é atingida por esse mesmo poder.