
Foto: Erick Silva
Rumo a cultura e arte
Palco para diversas produções artísticas e o nascimento de inúmeros sonhos, CEU das Artes, um ponto de encontro à diversidade
Erick Silva
Em geral visitamos as praças com intuito de descansar na sombra de uma árvore, fazer uma caminhada, passear com cães, encontrar com amigos, entre inúmeras outras coisas. Porém, o local que vou apresentar possui um diferencial.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) João Natal de Almeida, situado no setor Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia, conta com várias particularidades que o diferenciam dos espaços públicos espalhados pela cidade.
Em seus mais de 21 mil metros quadrados, o CEU das Artes Parque Flamboyant - como é conhecido pelos moradores, está recheado de possibilidades voltadas para o atendimento às necessidades dos moradores da região. Conta com uma biblioteca, anfiteatro, hall do anfiteatro, quadra coberta - quadra poliesportiva,

CEU das Artes | Foto: Diário de Goiás
quadra de areia - quadra de vôlei, pista de skate, salas para reuniões e oficinas, playgrounds, academia aberta, telecentro, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sala de artesanato e música.
Com tantos espaços, a população pode aproveitar várias atividades, que ultrapassa mais de 20 modalidades: ballet infantil, adulto, juvenil e fitness, informática, leitura assistida na biblioteca, percussão, ginástica funcional, dança de salão, break dance, pilates, taekwondo, zumba, tibox, muay thai, capoeira, boxe, danças, canto infantil e adulto, flauta doce e ukulele, inglês, violão e viola caipira, futsal, basquete e futevôlei.
Reflexão
A região do Parque Flamboyant não é vista como um bairro nobre e, em sua maioria, é composta por cidadãos de classe média, que não possuem condições de investir em atividades culturais.
Espaços como o CEU das Artes, são um incentivo à cultura e um modo de auxílio na educação de jovens e adultos. Em Aparecida de Goiânia, com seus mais de 500 mil habitantes e aproximadamente 250 bairros, conta apenas com dois espaços públicos como esse, que ajudam a garantir cidadania para a população aparecidense.
Exaltar a importância do CEU das Artes Parque Flamboyant é chamar a atenção para a necessidade do desenvolvimento de atividades vinculadas à cultura em outras regiões da cidade. Além de auxiliar no acesso à serviços básicos – que muitas vezes são menosprezados por alguns, mas que para outros é de grande valia.