
O poder da cultura
Foto: Erick Silva
uma forma colorida de discutir políticas sociais
Erick Silva
A arte é amplamente utilizada para criticar, divertir e educar, fornecendo caminhos para abordar temas sensíveis, como política, religião e sexualidade. Pensando nisso, a ONG Parada-GO, responsável pelo "Esquenta LGBTQIAPN+", encontrou na cultura uma maneira de envolver os jovens nas discussões políticas e sociais relacionadas à comunidade goiana.
O "Esquenta LGBTQIAPN+" é um evento criado para celebrar datas importantes, como o Dia da Visibilidade Trans, o Orgulho Bissexual, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e outros. Em sua 27ª edição, realizada em 21 de maio, o projeto discutiu a temática do combate à LGBTfobia.

Evento utiliza expressões artísticas para envolver os jovens nas
discussões sociais em Goiás. Foto: Erick Silva
Repleto de diversidade, conta com apresentações de DJs, drag queens, dançarinos, performers e muito mais. Além disso, são oferecidos serviços de saúde, como distribuição de preservativos, materiais informativos e testes para HIV.
Para além de apenas uma festividade, é também uma forma de resistência, planejado e idealizado para que todos possam participar, independentemente de religião, raça, etnia e sexualidade. A escolha de realizar o evento de forma gratuita e no Cepal do setor sul, foi pensada para garantir o fácil acesso da população a uma cultura diversificada, tendo em vista que o local é rota de desembarque do transporte coletivo de vários terminais.
Chamar a atenção dos jovens para temas políticos sempre foi um desafio. No entanto, através da cultura, podemos alcançar grandes resultados. O "Esquenta" proporciona aos jovens a oportunidade de interagir mais com a comunidade LGBTQIAPN+ e suas principais demandas sociais.
A ONG Parada-GO aproveita esse momento para destacar a importância da participação dos jovens nas discussões políticas que envolvem a diversidade. Foi por meio das festividades e da interação diversa que os organizadores encontraram uma maneira de fazer os jovens se mostrarem mais abertos e engajados em discutir e se envolver nas questões de políticas públicas e sociais abordadas em Goiânia.