top of page
LGBTQIAPN+.png

Imagem: Erick Pires

Os Fonemas e Símbolos da Diversidade

A sigla LGBTQIAPN+ carrega consigo um grande significado, representando diversas identidades dentro da comunidade

Erick Silva

Escolhida para representar a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, a sigla “LGBT”, ganhou popularidade na década de 1980 e 1990, à medida que o ativismo do grupo crescia e se organizava para enfrentar questões como discriminação, preconceito e a epidemia de HIV/AIDS.

 

A escolha das letras foi uma forma de unificar diferentes grupos e identidades que compartilham experiências de discriminação e marginalização devido à sua orientação sexual e identidade de gênero. 

 

O objetivo era criar uma identidade coletiva para promover a solidariedade, visibilidade e defesa dos direitos das pessoas LGBT. O que colaborou para que se tornando-se uma referência global para a comunidade e suas lutas por igualdade e direitos humanos para as minorias sexuais e de gênero.

 

A sigla continua a evoluir à medida que a compreensão e a consciência das diversas identidades e experiências dentro da comunidade LGBTQIAPN+ aumentam. O uso do "+", permite que seja possível incluir outras identidades que não estão listadas, tornando o símbolo mais acolhedor.

 

Atualmente é composta por nove letras e um símbolo (LGBTQIAPN+), mostrando que embora de forma lenta a luta pela conscientização e direitos para essa parcela da sociedade tem se mostrado eficaz.

Significados

Confira o significado de cada um dos fonemas e símbolo da sigla:

 

L - Lésbicas: Mulheres que são emocional, afetiva e sexualmente atraídas por outras mulheres.

 

G - Gays: Homens que são emocional, afetiva e sexualmente atraídos por outros homens.

 

B - Bissexuais: Pessoas que são emocional, afetiva e sexualmente atraídas por pessoas de ambos os sexos/gêneros, ou seja, tanto homens como mulheres.

 

T - Transgêneros: Pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído no nascimento. Por exemplo, uma pessoa designada como "homem" ao nascer, mas que se identifica como mulher.

 

Q - Queer: Um termo abrangente que engloba pessoas cujas identidades de gênero e orientações sexuais não se encaixam nas categorias tradicionais. É uma forma de resistência à normatividade de gênero e sexualidade.

I - Intersexuais: Pessoas que nascem com variações biológicas em suas características sexuais, que não se enquadram nas definições típicas de sexo masculino ou feminino.

 

A - Assexuais: Pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas ou têm uma baixa ou nula libido.

 

P - Panssexuais: Pessoas cuja atração emocional, afetiva e sexual não é limitada pelo gênero. Elas podem sentir atração independentemente do sexo ou identidade de gênero.

N - Não binários: Pessoas que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher. Elas podem se identificar com gêneros fluidos, neutros ou outras identidades fora do binário.

O sinal de mais representa a inclusão de outras identidades e orientações sexuais que podem não estar mencionadas na sigla. Assim é possível abranger a diversidade e a ampla variedade de experiências presentes na comunidade LGBTQIAPN+.

Confira também

Magnífica.png
FIC branco.png

Este portal é estritamente pedagógico e sem fins lucrativos.

© 2015-2023. Criado por Vinicius de Morais Pontes, sob orientação do profº Nilton José dos Reis Rocha, com re-modelação em 2023 por João Gabriel Palhares. FIC/UFG.

bottom of page