.png)
Projeto Caravana chega ao Centro de Formação do MST Goiás
Heloisa Sousa
Serão dois dias de treinamento para comunicadoras e comunicadores de movimentos sociais do estado
Foto: Lizi Dalenogari
Nos dias 1 e 2 de março, comunicadoras e comunicadores populares e lideranças de assentamentos e movimentos sociais em Goiás, se reunirão no ciclo no Centro de Formação e Produção Agroecológica Santa Dica dos Sertões (CEPAS) do MST, em Corumbá de Goiás (GO). A atividade é fruto do projeto Caravana, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com parceria do laboratório e coletivo de comunicação compartilhada Magnífica Mundia.
Na oportunidade, o grupo participará de um ciclo de formação sobre comunicação popular visando o fortalecimento das estratégias de comunicação e visibilização das ações dos territórios. Além de noções básicas de produção jornalística e oficinas de rádio e audiovisual, temas como Lei de Acesso à Informação e protocolos de segurança farão parte da programação. Ao final, o grupo irá apresentar os conteúdos produzidos durante os momentos de prática na formação.
“Esse é um momento muito importante para o Coletivo de Comunicação do MST em Goiás, estamos buscando melhorar nossos conhecimentos e ultrapassar nossas dificuldades, rompendo as cercas do capital e avançando na luta por Reforma Agrária Popular e por um mudo igualitário. Temos o objetivo de formar para informar e instrumentalizar toda nossa base, ressaltando que todo sem-terra é um comunicador popular”, destaca Camila Mikka, dirigente do Setor de Comunicação e Juventude do MST-GO.
A atividade dá continuidade ao “Encontro de Formação em Comunicação Popular”, realizado em novembro do ano passado pela Articulação Agro é Fogo em parceria com a Magnífica Mundi e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Na oportunidade, o coletivo de Juventude e Comunicação do MST Goiás participou, durante dois dias, de oficinas de audiovisual, rádio, fotografia e texto.
Projeto Caravanas
Com o objetivo de apoiar o jornalismo local nos territórios, o projeto Caravana é coordenado pelas jornalistas Nina Weingrill e Thaís Cavalcante. Lançado em 2023, o projeto é a primeira Rede de Nacional de Treinamento Móvel da associação e já passou pela comunidade da Rocinha (RJ), e pelas cidades de Poções e Vitória da Conquista (BA).
Em 2024, o Caravanas dá continuidade ao seu trabalho, formando novos grupos pelo Brasil, que receberão apoio formativo durante 2 anos e recursos para formação de suas redes. “A intenção é trabalhar articulando essa rede para que ela possa se fortalecer tanto internamente, capacitando e formando pessoas para atuarem com a cobertura jornalística, mas também trocando experiências entre essas organizações”, conta Nina Weingrill.
O projeto irá atender 10 veículos pelas cinco regiões do país, ajudando a semear núcleos de comunicadores que, além de atender as necessidades locais de informações, possam também formar novos grupos.
.jpeg)
