Esporte
Escolinha de Futebol Liberdade Cerrado se prepara para sua Primeira Taça das Favelas
O Projeto Social, que se iniciou em fevereiro deste ano, espera revelar futuros craques do futebol
Mickaely Lima da Silva
.jpg)
Projeto Liberdade Cerrado contempla crianças da comunidade. | Foto: Sônia Damasceno.
O time de futebol do Projeto Social Associação Liberdade Cerrado (LC), em parceria com a Associação Esportiva Ovel, irá participar da sua primeira Taça das Favelas, um campeonato regional sediado em Goiânia e região metropolitana, que ocorrerá em julho deste ano. A escolinha já conta com mais de duzentas (200) crianças de 8 a 15 anos e a meta é alcançar 300 só neste ano. O intuito é promover a socioeducação de crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de futuros cidadãos.
O professor e coordenador do projeto esportivo, Matheus Martins Rodrigues, conhecido como Kaká Martins, ressalta a importância da Taça das Favelas para revelar futuros jogadores, jovens promessas que podem vir a se tornar ídolos do futebol. O trabalho desempenhado pelo projeto é dar, aos alunos, a iniciação esportiva e os treinamentos, que funcionarão como portas de entrada ao mundo futebolístico, não deixando os talentos se perderem.
Por isso a parceria com a Associação Esportiva Ovel, que é, conforme o coordenador, “uma das escolinhas mais bem estruturadas de Goiânia”. Para Kaká, “um talento que tenha potencial e que precise de uma estrutura melhor para treinar é encaminhado para a Ovel, pois o projeto LC não tem essa condição”.
O coordenador explica ainda que a Associação Esportiva Ovel custeia todas as despesas para poder moldar o atleta, possibilitando-lhe uma ascensão na carreira, fazendo com que ele venha “a explodir”, como ocorreu com o jogador Eduardo Pereira Rodrigues, popularmente conhecido como Dudu, que saiu da Ovel para a base do Cruzeiro e está atualmente jogando pelo Palmeiras.
Segundo Kaká Martins, sua maior motivação para seguir nesse projeto é a relação que ele desenvolve com os seus alunos. “É saber que posso ajudar, ver a alegria das crianças... Sou chamado de pai, acompanho, faço visitas… Os pais vêem em mim uma pessoa de confiança”. O lema que o professor sempre leva nos treinamentos é: " Respeitar a todos e cuidar dos mais fracos".
Apesar de ser uma Associação de Bairro que não possui uma estrutura completa, o projeto tem CNPJ, utilizado para receber doações e promover torneios internos. A Escolinha LC utiliza uma área pública da PM com o apoio da prefeitura municipal para organizar seus treinamentos. A instituição é localizada no Residencial Jardim do Cerrado, próximo ao conjunto Vera Cruz.
Para participar
Aos possíveis pais interessados em cadastrar seus filhos para participar do projeto: entrar em contato com o coordenador Kaká Martins, pelo número (62) 991323821. Além disso, mais informações estão disponíveis no instagram: @radioliberdadecerrado. As únicas exigências são que os alunos tenham boas notas e frequência escolar regular.
Calendário da Taça das Favelas 2023- Série B
-
Dia 15 de julho – Sorteio das chaves da Série B
-
Dia 22 e 23 de julho – Abertura dos jogos e Primeiras Rodadas – Série B
-
Dia 29 e 30 de julho – Rodadas finais – Série B